Buquê de noiva: dicas para escolher um bouquet encantador!
O buquê de noiva é um dos elementos mais tradicionais do casamento. Acredita-se que tudo começou na Grécia antiga. Na época, os buquês eram feitos de ervas e grãos como garantia de que o casal teria uma união frutífera. Já na Idade Média, a noiva caminhava até a igreja, coletando flores e ervas que os convidados entregavam para chegar no altar com um buquê pronto em suas mãos.
Com o passar do tempo, as noivas passaram a ter mais liberdade para escolher os detalhes do casamento. Mudaram os formatos de buquês, adicionaram folhagens, trocaram as cores clássicas como o branco e o vermelho, por misturas de cores e texturas… Ou seja, tornaram o “Fugir do comum” o verdadeiro lema das festas atuais.
Assine a newsletter para receber nossas dicas!
Mas qual é o significado do buquê de noiva?
Hoje, o buquê de noiva significa principalmente “vida” e “fertilidade”. No entanto, cada flor possui um significado diferente – de acordo com a cor que você escolhe também. Por isso, é algo que muda de noiva para noiva, conforme seus desejos para o casamento e vida a dois.
Como escolher o buquê da noiva?
O primeiro passo é pesquisar inspirações. Salve fotos que fazem seu coração bater mais forte para encontrar o tipo que mais combina com você. Depois, você selecione de acordo com o estilo do seu casamento. Por exemplo: quem está em busca de um casamento clássico, deve ficar longe do buquê de proteas, que é exótico e boho (ideal para casamentos ao ar livre). O ideal é usar flores claras e românticas como a rosa, copos de leite ou tulipas.
Ah, vale lembrar que existem os buquês de flores naturais e os artificiais. Porém, os naturais são mais indicados por serem mais vibrantes e chamativos.
Atenção! Cuidado com a estação do seu casamento. Algumas flores são raras em determinadas épocas do ano. Além do valor ficar muito mais alto, pode ser que elas não estejam no estado perfeito para você usar. Pesquise bastante sobre o assunto!
Dicas essenciais para escolher o buquê
- O buquê não faz parte da decoração. Por isso, não se preocupe em combinar as cores e flores. Tenha algo exclusivo, de acordo com o seu visual. Esqueça o resto da paleta de cores da festa!
- Cuidado com o tamanho do buquê! A regra é bem simples: noivas baixas devem usar buquês pequenos. Enquanto as altas, podem apostar nos maiores. Desta forma, o buquê não esconde o vestido, nem faz parecer que você é muito mais alta.
- Mix de flores e tons proporcionam um buquê mais cheio e chamativo. Não tenha medo de ousar na composição.
Quanto custa um buquê de flores?
O preço varia de acordo com o tamanho e os tipos de flores usados na composição. Alguns espaços de casamento, como os do Grupo Bisutti, oferecem o buquê da noiva como cortesia; assim como alguns decoradores. Converse com o seu!
Formatos de buquês
Além das cores e flores, você precisa escolher o formato do seu buquê de noiva. Confira e encontre o melhor:
Redondo
O buquê redondo é o mais comum por conta da sua versatilidade. Combina com todos os estilos de casamento, basta escolher as cores e flores certas para a ocasião.
Cascata
Você já deve conhecer este modelo pelo icônico casamento da lady Diana. As flores caem imitando uma cascata, longa e espalhafatosa. Entretanto, o modelo não precisa ser gigante para ser lindo (essa moda já passou). Os buquês de noiva menores também são incríveis e cumprem o mesmo papel!
Assimétrico
Os assimétricos conquistaram o coração das noivas modernas, campestres e românticas. Estão entre os mais procurados por conta da sua versatilidade. Nele, você pode apostar em diferentes tipos de flores e texturas para compor algo impressionante e exclusivo.
Braçada
Apesar de ser um dos mais inusitados, tem as que amam e apostam nele sem medo. A forma de segurar o buquê é diferente das demais: a noiva carrega em seus braços ao invés de levar pelo caule. O efeito é diferente de tudo.
Hoop bouquet
Outro formato de buquê inusitado, mas que conquistou as noivas este ano (e promete aparecer muito mais nos casamentos em 2019). O buquê é em formato de arco e pode ter flores apenas nas extremidades como também nele todo – varia do seu gosto.
Quais as flores mais usadas para buquê de noiva?
Entre as mais usadas, podemos destacar:
Orquídeas
Quem sonha com um buquê clássico, pode apostar sem medo nas elegantes orquídeas. Os tamanhos e cores variam muito, porém, as pétalas brancas são as mais procuradas por simbolizarem o “Amor puro”. O buquê cascata é a melhor opção para ela; até mesmo os menores!
Rosas
A rosa é a representação do romantismo! Cada cor possui um significado diferente, porém, as mais utilizados nos buquês são as brancas, vermelhas e cor de rosa (no tom claro).
Tulipas
Embora seja uma flor linda, a Tulipa é extremamente frágil. Podem abrir e murchar ao menor toque, principalmente em épocas quentes como o verão. Por isso, o indicado é usar em temperaturas amenas e frias.
Lírios
Os lírios são conhecidos por sua variedade de tons e pela simbologia. Há quem diga que a flor afasta as más energias do grande dia, tornando tudo mais leve e especial.
Gérbera
Caso você queira um buquê alegre e vibrante para casar no campo, a gérbera será sua grande aliada. Ela pertence a família dos girassóis, porém, em cores mais fortes e chamativas, como o pink e o laranja.
Astromélias
Outra flor que encanta pela variedade de tons! É a escolha perfeita para ter um buquê romântico e delicado.
O sonho de consumo: Buquê de Peônias!
As peônias são encantadoras na mesma medida que são raras. Ou seja, são flores caras. Fazer um buquê todo de peônias será praticamente impossível, porém, você pode conseguir algumas flores para adicionar no buquê de forma que elas fiquem em destaque. É lindo!
Caso não encontre a peônia, dê uma olha no lisianto. Também é uma flor grande e delicada. Possui um efeito bem parecido.
O que achou das dicas? Veja mais sobre o visual da noiva.