Lista de Convidados
A primeira grande decisão a ser tomada é quem convidar para o casamento. Isso porque é a partir da lista de convidados que podemos decidir os principais detalhes da festa, como:
- Estilo
- Local do casamento
- Quantidade de convites de casamento
Pensando nisso, elencamos os principais critérios para convidar para casamento e, desta forma, conseguir uma lista de convidados de casamento sucinta e especial.
Lista de convidados de casamento: como fazer?
Comece fazendo uma lista completa de todos os conhecidos, amigos, e parentes quem vocês gostariam de convidar. Pode fazer sem medo! Depois, caso a lista esteja muito maior do que haviam planejado, risque as seguintes pessoas:
- Amigos e parentes distantes: pessoas que vocês não encontram há tempos e conversam apenas algumas vezes para saber se está tudo bem… Qualquer um que não for amigo de verdade não precisa convidar.
- Amigos de terceiros: a amiga da sua mãe, que você quase nunca vê (mas que sua mãe adoraria convidar) não precisa tirar o lugar de alguém que seja importante para você. É um momento de festa e a família fica empolgada para compartilhar com o máximo de amigos que encontram. É natural acontecer. Mas você precisa explicar que não pode distribuir convites.
- Exs e afins: qualquer pessoa relacionada a eles pode ser riscada da lista… A não ser que você realmente seja amigo dele, claro.
- Amigos virtuais: é comum fazermos amizade por meio das redes sociais, mas isso não significa que você precisa convida-los para o casamento. Deixe a amizade apenas nas redes.
- Vizinhos e Colegas de trabalho: se forem amigos próximos, não tem problema convidá-los. Acontece que muitos noivos pensam que tem obrigação de convidar. Não convide por obrigação!
Dica: nunca faça a lista com a quantidade exata, pois sempre tem alguém que desiste de ir ao casamento de última hora. O indicado é adicionar 10% da quantidade programada de convidados. Por exemplo: festas para 200 convidados podem chegar a ter 220 pessoas na lista.
Porcentagem de faltosos em casamento
Esse número dependerá da quantidade de convidados da lista de casamento. Quanto menos convidados, menos faltosos; e quanto mais convidados, mais faltas.
Portanto, caso planeje um mini wedding, não extrapole na lista porque as chances de todos irem é muito maior do que a de um casamento para 300 convidados.
Para não se preocupar com o número de convidados a mais, faça um RSVP.
Tipos de RSVP
O RSVP (confirmação de presença), pode ser realizado de diferentes maneiras. Separamos três:
- Telefone ou e-mail no convite: no final do convite, os noivos adicionam um telefone ou endereço de e-mail para os convidados enviarem a confirmação até determinado dia.
- Site de casamento: a maioria dos sites de casamento possuem esta função. No convite, os noivos adicionam a url do site para que os convidados acessem e confirmem a presença.
- QR code: é uma imagem que o convidado precisa tirar foto para ser encaminhado a um site, onde ele poderá fazer o RSVP.
Atenção! o RSVP pode ser utilizado apenas como medida de adquirir uma média da quantidade de pessoas que irão ao casamento. Não considere a quantidade dada por ele como certa. Muitos convidados confirmam, mas não vão; enquanto outros não confirmam a presença e aparecem na festa como se nada tivesse acontecido… entregue a lista completa para o buffet (mesmo com os nomes de quem não confirmou) e evite que algum convidado acabe ficando de fora.
Como convidar poucas pessoas para o casamento
Esse é o dilema de muitas noivas que estão em busca de um Mini Wedding. Hoje em dia é praticamente impossível fazer uma lista com 80 ou 100 convidados. Porém siga nossas dicas para reduzir o máximo que puder:
Apenas pessoas próximas
Aquela prima ou amiga que está sempre por perto. O irmão. A tia que você adora. O amigo que sempre passa na sua casa para comer uma pizza e bater papo… pessoas assim, que fazem parte do seu dia a dia. Apenas elas são importantes para compartilhar um momento tão especial quanto o casamento ao seu lado.
Não convide por obrigação
Elimine qualquer um que você considere uma “obrigação” convidar. A festa é pequena, não tem como convidar todos.
E o convite?
Para informar que a lista é pequena, utilize a expressão “mini wedding”. O texto pode ser o seguinte:
“convidam para seu Mini Wedding, a realizar-se no dia … às … horas. Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados no mesmo local”.
Não tem segredo!
Quem convidar para padrinho de casamento?
Entre todos esses convidados importantes, escolha os que se destacam entre eles para cumprirem o papel de padrinhos.
A quantidade deverá ser de acordo com o número de convidados. Caso a festa seja grande, pode escolher mais casais; mas se for pequena, uma quantidade menor é mais adequada e proporcional. Veja algumas dicas para escolher os convites de padrinhos para convidá-los e agradecê-los por isso com estilo!
Lista pronta? Agora você já pode ver a quantidade de convites que deverá comprar para o casamento.
Quer ver mais dicas? Visite a página convites para ver mais!
Voltar para as dicas de convites de casamento