Músicas de casamento: dicas para escolher as melhores músicas da cerimônia e balada!
Um dos passos importantes do casamento é a escolha das músicas de casamento. Tanto da cerimônia quanto da balada. Afinal, música é sentimento e faz com que tudo se torne ainda mais especial.
Mas, entre tantas opções e estilos de música, você sabe como escolher a playlist do seu casamento?
Selecionamos algumas dicas e até sugestões para você se inspirar, confira:
Assine a newsletter para receber nossas dicas!
A música começa a tocar antes mesmo da cerimônia…
Conforme os convidados forem chegando ao local da cerimônia, é interessante ter uma música de fundo para tornar o ambiente mais aconchegante e preparar todo mundo para as altas doses de emoção que estão por vir. Por isso, peça para o coral, orquestra ou conjunto, tocar músicas suaves (nada exagerado) apenas para que fique mais gostoso de esperar.
Músicas para cerimônia de casamento
Primeira coisa: onde será sua cerimônia de casamento? É na igreja ou no salão? Além disso, quem será o celebrante? Ele segue alguma religião?
Muitas religiões não permitem que toquem outro tipo de música durante a cerimônia a não ser sacras. Portanto, antes de escolher uma orquestra para tocar músicas da moda, converse com os responsáveis de sua igreja para saber quais são as restrições e o que eles indicam tocar.
Caso contrário, você pode escolher a música de acordo com o estilo do casamento:
As mais famosas músicas que as igrejas permitem são:
Ave maria e Hallellujah
Estilo do casamento
A partir do momento em que vocês decidirem o estilo de casamento: clássico, rústico, romântico, moderno… já dá para definir uma playlist.
Por exemplo: casamentos rústicos ao ar livre, combinam muito com músicas acústicas e tranquilas. E conjuntos compostos por violinos e flautas deixam a cerimônia ainda mais encantadora. Já o casamento moderno pode ter uma cerimônia mais agitada, ao som de clássicos do rock ou até mesmo músicas da moda. Os noivos escolhem!
O importante é que a cerimônia tenha a essência dos noivos e toque músicas que os convidados possam dizer “Isso é a cara deles!”.
Já pensou fazer uma festa com todas as músicas dos Beatles ou clássicos do rock? É incrível!
Músicas da história do casal!
Existe alguma música que toda vez que toca no rádio vocês cantam juntos? Ou que algum dos dois já fez alguma declaração de amor? Então ela não pode faltar no seu dia!
Escolha um momento especial da cerimônia para tocá-la, como na entrada da noiva, na troca das alianças ou na saída. É ainda mais inesquecível. Se quiser, pode guardar essa música especial para tocar durante a primeira dança dos noivos. Vale muuuito a pena!
Momento = sentimento
Como dissemos no início do post, música é sentimento. Ela ajuda com que o momento fique mais tocante com as melodias suaves ou mais animada com arranjos mais rápidos. Por isso, fique esperta para que o momento esteja adequado com o sentimento que deseja despertar nos convidados para que a cerimônia “faça sentido”.
Você precisa escolher as músicas para os seguintes momentos:
- Entrada dos pais e do noivo: pode caprichar na escolha! O noivo pode entrar com uma música que defina quem ele é, como a da Champions league para os amantes de futebol!
- Entrada dos padrinhos: pense numa música que defina a amizade de vocês e o companheirismo.
- Daminhas e pajens ou demoiselles: músicas fofas, que refletem a doçura infantil! Ex: Somewhere Over the Rainbow
- Entrada da noiva: escolha uma música inesquecível, que cause impacto quando tocar. Ex: Perfect, by Ed Sheeran.
- Alianças: algo marcante que faça parte de sua história!
- Cumprimentos: momento emocionante! Porém, a música deve ser suave.
- Saída da cerimônia: romântica e animada, afinal, tudo deu certo e é hora de comemorar!
- Entrada no salão. Quanto mais animada a música, melhor!
- Balada: monte uma playlist eclética e caia na balada para se divertir!
Lembre-se que a quantidade de músicas escolhidas define o tempo da sua festa. Portanto, escolha entre 6 a 8 músicas (no máximo!). É o ideal para ser muito longa.
Música para festa de casamento
A festa é o momento que todos os convidados esperam ansiosamente. É a hora de comemorar a união e cair na pista de dança!
Escolha músicas para este momento que sejam ecléticas para que todos os convidados possam dançar do início ao fim. Fica bem mais divertido!
Aproveite que os convidados estão animados e distribua itens para agitar a pista de dança, como chinelos para as mulheres descerem do salto, bastões de led, balões, plaquinhas divertidas para que tirem fotos inesquecíveis. Aqui na papel e estilo, você encontra todos esses itens na página acessórios, Dê uma olhada e compre para animar a balada do seu casamento!
Música ao vivo ou DJ?
Ambas opções são ótimas para animar os convidados na festa. Eles podem interagir com todos, pedir músicas para tocar, subir no palco para cantar e muito mais.
Na cerimônia, por outro lado, a melhor escolha é a música ao vivo. A emoção é dobrada. Os músicos conseguem criar arranjos no mesmo tom e fazer com que a cerimônia seja ainda mais emocionante!
Contrate profissionais que você conhece!
A única forma de contratar alguém que você sabe que terá problemas é pegando referências com conhecidos que já foram a festas feitas pelo profissional, ou vendo vídeos na internet.
A internet é maravilhosa para encontrar esse tipo de coisa. Quem realmente não gosta do serviço faz questão de comentar o que deu de errado. Facilita muito para saber exatamente quais os problemas da banda.
Além disso, não escolha pelo preço. A melhor forma de escolher é pelo quanto você se identificou com eles. A festa fica com a sua cara e o momento é inesquecível!
Já sabe qual será sua playlist de casamento? Aposto que será inesquecível!
Veja também dicas para noiva, além de conferir também um guia completo para escolher o vestido de noiva perfeito!