Vestido de noiva: dicas para escolher o modelo perfeito!
A marcha começa a tocar. O noivo está a sua espera no altar, ansioso para te ver. Assim que as portas se abrem e você começa a andar, a primeira coisa que os convidados analisam é o seu vestido de noiva. E para que a reação deles seja: “Que vestido incrível!” é necessário encontrar o modelo perfeito!
Como encontrar o vestido de noiva perfeito?
O vestido perfeito é aquele que faz você se sentir linda e confiante, do tipo que você põe e se encaixa perfeitamente, como se cada pequeno detalhe fosse feito para você.
O primeiro passo para encontrar seu vestido é pesquisando. Veja inspirações de modelos adequados ao local e ao estilo do seu casamento para não destoar. Já pensou escolher um vestido de luxo para um mini wedding rústico? Não combina! Por isso, pense bem antes de escolher o estilo de casamento, porque isso influencia até no seu vestido.
Veja os principais tipos de vestido e encontre o que mais combina com você:
Vestido de noiva simples
Ter um vestido de noiva simples não significa ter um vestido feio. Depois que a duquesa de Sussex, Meghan Markle, casou com o príncipe Harry usando um clássico Givenchy (conhecido pelos modelos elegantes e minimalistas) a moda, que já estava conquistando o coração das noivas, pegou de vez!
O vestido de noiva simples é um modelo sem brilhos, nem muito detalhes. A delicadeza dele está no tecido utilizado (geralmente acetinado) e na modelagem. A noiva pode escolher desde o modelo mais princesa, até o mais reto e sexy, com decotes e recortes modernos.
A vantagem do vestido de noiva simples é que a noiva pode usa-lo em todos os estilos de casamento, afinal, menos é mais!
Vestido de noiva princesa
É o queridinho das noivas românticas, que sonham com um vestido bufante e até com bordados delicados. A cintura da noiva tem que ser bem marcada, para que o vestido não a “aumente”. E, caso seja baixinha, precisa investir em decotes maiores para alongar.
Além disso, o vestido princesa pode ser usado em diferentes tipos de festa. O que muda são os detalhes utilizados, como o tecido e os bordados (caso tenha).
Exemplo: se você quer casar ao ar livre, pode optar pelo modelo com renda e tule, que é mais leve e combina com o local. Já casamentos clássicos, precisam de um pouco de brilho para chamar atenção e destacar a beleza da noiva.
Vestido de noiva sereia
O vestido de noiva sereia é um modelo justo, cuja saia abre na altura do joelho, criando a imagem de que a noiva tem uma “cauda de sereia”. Existe também o modelo chamado semi-sereia, em que a saia abre mais para cima, mais ou menos na altura do quadril.
O modelo de vestido sereia é perfeito para noivas que querem destacar suas curvas com um modelo sexy e elegante (para todos os tipos de casamento). Principalmente os modernos.
Vestido de noiva com caimento “A”
O vestido de noiva com caimento “A” é a solução para noivas que querem alongar a silhueta. Começa justinho ao corpo e vai abrindo levemente até ter uma saia volumosa, com a quantidade perfeita de tecido para que o modelo tenha caimento, mas sem o exagero da saia godê.
Se você é encantada pelo vestido princesa, mas percebeu que não ficou muito bom em você, pode apostar no caimento em A que ficará perfeito!
Vestido de noiva de manga
O vestido de noiva com mangas é elegante e combina com todos os casamentos também (não se preocupe). Apenas fique atenta ao tecido que está usando para as mangas, pois costumam ser bem quentes. Caso você queira casar ao ar livre em pleno verão, uma boa ideia seria usar mangas de tule, bem fininhas e ainda pedir para sua estilista pensar numa forma que você possa tirá-la depois da cerimônia para curtir a festa.
Vestido de noiva de renda
A renda é responsável por fazer os vestidos mais bonitos que existem no mercado de casamentos. Existem vários tipos, das mais finas às mais grossas, e todas são capazes de deixar o vestido de noiva sofisticado.
Um dos truques mais utilizados para destacar os desenhos do vestido é o forro colorido. Mas não muito chamativo, algo bem clarinho e sutil, nos tons de rosa blush, nude ou offwhite – apenas o bastante para que a renda branca fique destacada.
Caso queira aumentar o luxo do modelo, pode pedir para que sua estilista borde os detalhes com pedrarias que reluzem conforme a luz. O efeito é magnífico!
Vestido de noiva com sobressaia
É uma ideia que conquistou várias noivas! A noiva usa um vestido justinho e, por cima, coloca uma sobressaia mais volumosa, feita do mesmo tecido ou de tule, por exemplo. A sobressaia é usada apenas para a cerimônia, e assim que começa a recepção dos convidados (ou a balada) a noiva tira para ficar apenas com o vestido justo.
Dica: o modelo com o vestido justo de renda e sobressaia de tule volumosa é o mais procurado pois parece que a noiva trocou de vestido para a segunda parte da comemoração.
Vestido de noiva curto
É beeem raro a noiva usar um vestido curto, acontece apenas quando a cerimônia é mais “descolada”, livre de qualquer tradição.
Se você quer um vestido de noiva curto, tenha cuidado para não escolher um modelo que seja curto demais e fique vulgar. O melhor a se fazer é escolher um modelo que seja mais ou menos na altura do joelho, pode colocar um pouco acima se quiser.
Capriche na escolha e arrase!
Bônus: vestido de noiva civil
Caso a ideia seja casar no cartório, com toda certeza, precisa escolher o vestido para casar no civil. Aqui, usar branco é uma opção sua. Você pode optar por modelos coloridos, estampados, modernos… qualquer modelo que seja da sua personalidade e adequado para o local; decotes avantajados e mini saias não caem bem para usar no cartório.
Dica: os tons pasteis estão com tudo, são sofisticados e não fogem do “look bridal”. Vale a pena investir na tonalidade.
Experimente!
Apenas pesquisar não é o bastante. Tenha mente aberta para experimentar todos os tipos de vestidos e descobrir o que realmente te faz sentir bem. Acredite, é bem comum encontrar uma noiva que sonhava com o vestido princesa, mas quando experimentou não curtiu muito o modelo e descobriu que o combinava com ela era o corte sereia. Portanto, esteja aberta à novas possibilidades e tente de tudo para conquistar seu modelo ideal.
Atenção! No caso de mandar fazer um vestido exclusivo, experimentar os modelos antes é ainda mais importante para não correr o risco de quando o vestido ficar pronto, você se decepcionar com o resultado.
Já sabe como será seu vestido? Será um vestido de noiva simples ou mais estruturado e brilhoso? Comente!