Press kit

 

O que é um Press Kit?

O press kit, ou kit imprensa, foi tradicionalmente criado para noticiar uma novidade de uma determinada empresa, sendo ela uma inauguração, um lançamento de um produto ou até mesmo uma ação de oportunidade.

Mas não se deixe enganar: o presskit não é um presente! Na verdade, os press kits são feitos para auxiliar o influenciador (ou qualquer outro veículo de comunicação) a entender e noticiar a novidade com propriedade. Por isso, é necessário se atentar para fazer um press kit coerente e eficaz.

Como fazer um press kit de sucesso?

  1. Antes de tudo, busque se planejar. O tempo do processo diz muito sobre o resultado final do projeto;
  2. Defina qual será a ocasião a ser noticiada;
  3. Deixe a sua criatividade fluir;
  4. Comece a escrever o seu release;
  5. Escolha qual será o conteúdo (busque exemplificar ou fazer uma alusão à novidade em questão);
  6. Defina a identidade visual. Uma dica é buscar referência na ID da empresa ou na notícia principal.

O que NÃO fazer no seu press kit

  • Seja óbvio

Apenas fuja dos press kits genéricos que podem ser aplicados a várias ocasiões. Cada press kit deve ser único e carregar a essência da notícia, por isso procure se planejar para ter tempo de criar algo verdadeiramente único para a noticia que a sua empresa deseja propagar.

 

  • Faça um press kit sem a real necessidade

É muito comum que algumas empresas se precipitem e decidam fazer um press kit sem haver uma real necessidade. Analise com calma e se a ocasião pedir, aí sim faça um.