Traje do noivo: veja o guia de estilo completo para noivos modernos!
O papel do noivo no planejamento de casamento é diferente para cada casal. Enquanto algumas noivas fazem questão de organizar detalhe por detalhe do grande dia sozinhas, outras querem saber a opinião dos amados, afinal, a festa também é deles.
Mas se tem um tópico que todas as noivas concordam é que o traje do noivo tem que ser tão especial quanto o vestido delas. Ele tem que se destacar entre os convidados – seja por meio das cores ou até pelos acessórios.
E como ninguém nasce sabendo todos os truques para conquistar o visual ideal, confira como escolher o traje do noivo e nosso guia de estilo ideal para noivos modernos:
Assine a newsletter para receber nossas dicas!
Como escolher o traje do noivo?
Assim como o vestido de noiva, o traje do noivo tem que se basear no estilo da festa e no ambiente em que será realizada a cerimônia. Especificamente, no horário dela.
Cada tipo de traje, por exemplo, cai melhor com determinados estilos de casamento. Porém, se você escolher a cor errada, tudo sairá por água a baixo.
Vamos começar falando dos tipos de trajes:
Tipos de trajes para noivo
Terno (tradicional/slim)
O conjunto do terno, composto por calça social, blazer, e (às vezes) um colete, é a melhor aposta para casamentos atualmente. Os modelos variam dos mais tradicionais, com a perna mais folgada, ao slim – os “moderninhos” com perna e blazer ajustados ao corpo.
É a opção que funciona em todos os estilos de casamento, clássico, boho, moderno… O que determina o melhor para usá-los é a cor.
Smoking
O smoking é caracterizado por ser um traje mais sofisticado, usado em comemorações de luxo. Por muito tempo, foi a primeira escolha dos noivos para casamentos clássicos e luxuosos. No entanto, como os casamentos estão cada vez mais despojados (até mesmo os tradicionais) o traje acabou ficando de lado no universo masculino.
Se você está interessado em apostar no modelo – principalmente para se diferenciar dos padrinhos de casamento (vou chegar neste tópico também!), busque pelos modelos mais modernos do smoking.
Os smokings modernos, ao contrário dos tradicionais, são mais justos ao corpo e até recebem cores diferentes. A lapela é mais fina e moderna, assim como a calça.
Fraque
Você provavelmente já viu o fraque em casamentos da realeza. Lembram do casamento do príncipe Harry com a Meghan Markle? Todos os convidados vestiam ele.
O traje foi criado especialmente para eventos sociais de extrema importância para a realeza e muitas noivas acabam pegando a ideia para usar em seus casamentos.
O fraque é caracterizado pela cauda no paletó e a calça riscada – mais folgadinha – com um colete a mostra.
Embora os homens usem o traje durante os casamentos diurnos, aqui, a história é outra: O fraque é indicado apenas para casamentos tradicionais, realizados durante a noite. Não é uma regra, porém, é o que mais combina.
Meio Fraque
O meio fraque é uma adaptação brasileira do clássico fraque. Como aqui faz muito calor, os homens não conseguiam usar o traje europeu. Por isso, encurtaram a cauda do traje e trocaram o tecido pesado por outros mais leves. Desta forma, ficaria mais prático de usar durante a cerimônia de casamento.
Embora seja levemente diferente do fraque, ele também é indicado para casamentos tradicionais realizados a noite.
Atenção ao ajuste!
São os detalhes que transformam o seu traje. A altura da barra, o caimento dos ombros e das mangas. Tudo isso influencia no seu conforto e na sofisticação do look; confira o ajuste correto para cada detalhe:
Qual a melhor cor do traje?
A cor do traje é escolhida de acordo com o horário do casamento. A regra é simples: quanto mais cedo o casamento, mais claro o tom do traje.
Por exemplo:
- Manhã: Bege, azul claro e cinza claro.
- Tarde: Tons de azul e cinza.
- Noite: Azul Marinho, cinza chumbo e preto.
O preto é considerado como um coringa para casamentos. No entanto, evite usar em casamentos ao ar livre, a cor pode ser muito pesada para o momento. Prefira os tons de cinza.
Tipos de gravata
Gravata tradicional
Tudo que é tradicional é sinônimo de atemporal. Portanto, se você está em busca de um visual que continue adequado para casamentos daqui 10, 20 anos, use a gravata tradicional.
Gravata Slim
O que difere a gravata slim da tradicional é a largura dela. A slim é bem mais fina do que a tradicional. É a opção ideal do visual moderno.
Mas atenção! Use a gravata slim apenas se o terno for do mesmo estilo. Combina muito mais com o estilo!
Gravata Borboleta
A gravata borboleta fazia parte do conjunto do smoking. Agora, elas compõem as produções mais despojadas realizadas no campo. Inclusive, ficam ainda mais lindas combinadas com o suspensório.
Gravata Italiana
É usada em festas extremamente tradicionais. Evite em casamentos despojados.
Qual a melhor cor de gravata para o noivo?
Não existe um tom correto para a gravata do noivo, pois é preciso combinar com a cor do traje e o estilo de casamento. No entanto, noivos que querem destaque e combinar com a noiva ao mesmo tempo, podem apostar na gravata prata ou pérola. Não tem erro!
Mas caso a ideia seja ter uma gravata mais colorida, ou até estampada, combine com a cor do traje. Certo? É a melhor maneira de harmonizar com o visual.
Ah, e não se esqueça de que os acessórios deverão estar na mesma harmonia que o restante do seu visual.
Quais acessórios usar?
Listamos os principais acessórios utilizados pelos noivos. Nenhum deles é obrigatório usar no casamento, você está livre para escolher apenas os que mais gostar:
Relógio
Você pode usar o relógio com a pulseira de couro ou de metal. Porém, escolha os tons que combinam com a cor do seu terno.
Por exemplo:
Terno preto ou cinza = acessórios pretos
Terno azul ou bege = acessórios marrons
Abotoaduras
Extremamente elegantes, as abotoaduras ajustam o caimento da camisa. Geralmente os noivos usam uma abotoadura de família, usada pelo avô ou pai em seus casamentos.
A quantidade de estilos de abotoaduras que você pode usar, são inúmeras!
Tem as divertidas, as clássicas, as modernas em formatos geométricos e até com a gravação do nome dos noivos para ser guardada como lembrança.
Cinto
O cinto deve combinar com os outros acessórios – principalmente com o sapato e o relógio. Portanto, se o sapato for preto, consequentemente o cinto deverá ser preto também. E a mesma coisa vale para o marrom.
Anote aí: NUNCA misturar preto com marrom.
Óculos de grau
Noivos que usam óculos no dia a dia não precisam se preocupar com isso! Podem usar óculos como qualquer outro dia. Apenas se sua armação estiver mais gasta, considere trocar por uma nova para o dia. Assim você garante que todos os detalhes estejam impecáveis.
Lenço
O lenço deve ser usado no bolso do paletó. Porém, com apenas dois dedos a mostra. Nem mais, nem menos. Esse é o tamanho exato para transmitir elegância.
Além disso, prefira cores claras. Elas são as que mais combinam com o terno.
Flor na lapela
A flor na lapela é o elo entre os noivos. Geralmente, é feita com as mesmas flores que o buquê da noiva.
Como diferenciar o noivo dos padrinhos de casamento?
Existem diferentes formas de diferenciar o seu visual dos demais:
- Cor ou tipo da gravata.
- Cor do terno.
- Tipo de traje.
Mas atenção! Vocês precisam combinar em todos os detalhes.
Já sabe como será seu traje para casamento? Comente!